terça-feira, 29 de junho de 2010

Black Sabbath - We Sold Our Soul for Rock 'n' Roll (1975)


Formado em Birmingham (Inglaterra), em 1968, o Black Sabbath foi pioneiro de um estilo copiado por inúmeras bandas nos anos 70 e 80: guitarras pesadas misturadas a temas sobrenaturais.
A formação original era: Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista).

O primeiro álbum da banda, intitulado "Black Sabbath", foi lançado no dia 13 de Fevereiro de 1970, uma sexta-feira! Entrou no Top Ten inglês, onde permaneceu por três meses e valeu à banda milhares de fervorosos fãs ao redor do mundo.

O grande salto ocorreu aquando da gravação de "Paranoid", um álbum pioneiro da história do heavy metal. Com os riffs magistrosos da guitarra de Iommi, as partes vocais superiormente executadas por Ozzy e o ritmo de Bill Ward e Geezer Butler, "Paranoid" alcançou o número um nas paradas inglesas e chegou ao número oito nos E.U.A., onde permaneceu por mais de um ano, arrebatando o disco de platina. A faixa que deu o nome ao álbum, um verdadeiro mergulho na loucura, foi o maior "hit".

"Master Of Reality", o terceiro álbum dos Black Sabbath, foi lançado em Agosto de 1971. Entre as oito faixas, estavam algumas que se tornaram marca registada da banda, como Children Of The Grave e Sweet Leaf.

O Black Sabbath gravou o álbum "Vol 4" no início de 1972 no Record Plant, em Los Angeles. Somando-se a poderosas músicas como Supernaut e Under The Sun, o álbum revelava um lado completamente novo para a banda, com músicas melódicas, cuidadosamente escritas e tocadas, como Cornucopia e a instigante Laguna Sunrise, uma composição instrumental que se tornaria uma das marcas registadas da banda.

Considerado um dos clássicos do hard rock, o álbum de 1973, "Sabbath Bloody Sabbath", ganhou a aclamação de toda a crítica. Músicas como Killing Yourself To Live, Looking For Today e a faixa título aliavam o som poderoso da banda a letras mais amplas e multi-facetadas. Produzido, escrito e gravado pela banda, "Sabbath Bloody Sabbath" foi um ponto alto na longa carreira da banda.

Em 1975, foi lançado o sexto álbum da banda,"Sabotage". Este não só comprovava a competência musical da banda, mas também mostrava uma melhoria nos arranjos, produção e lirismo.

Para compilar todo esse magistral trabalho desenvolvido pelo Black Sabbath entre 1970 e 1975, foi criado o álbum "We Sold Our Soul For Rock And Roll". Uma coletânea devastadora composta por 14 músicas, todas clássicos do hard rock e heavy metal. Trata-se de um excelente resumo desde o primeiro álbum da banda até "Sabotage".

Nenhum comentário: