quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Hot Chip - Made in the Dark (2008)

Pop agressivo e baladas delicadas no terceiro disco do celebrado grupo de electro-pop

O terceiro álbum do Hot Chip, Made in the Dark, se divide em dois grandes capítulos. A primeira metade, influenciada pela aura de sucesso do já célebre hit "Over and Over", é o lado pop do disco, pronto para as pistas. Enquanto a outra parte, o lado "Boy from School", é comandada por melodias frágeis e lentas.
Ao contrário dos anteriores, esse é o primeiro álbum de estúdio do Hot Chip como banda. Antes o processo criativo se limitava a Alexis Taylor e Joe Goddard trancados em seu quarto, com o laptop aberto experimentando sintetizadores enquanto encaixavam vocais melódicos para fabricar hits. O sucesso de The Warning (2005) e as conseguintes turnês possibilitaram a ênfase do Hot Chip como banda em estúdio, resultando resultando num som muito mais orgânico e percussivo agora em Made In The Dark.

HARD CHIP
A música mais rock que esse conjunto de geeks já fizeram abre o álbum. "Out At The Pictures" começa como um barulho sem vida que ganha forma até ser inserido no meio de uma bateria e guitarra. Aí a soul de branco ganha ares festivos no marcante vocal de Alexis. Sua capacidade de criar refrões marcantes com palavras repetidas é testada novamente, e invocando uma semi-onomatopéia ele ruge selvagem no meio de pequenas inserções de sax.
O primeiro single é "Shake a Fist" e mostra o deslumbre da banda com o estúdio. Bateria bem pesada, com ar de hip hop, explode enquanto eles te mostram um jogo novo, chamado jogos do estúdio. No qual, basicamente, eles tentam adicionar todos os barulhos de sintetizadores que conseguem. Dois minutos de puro e intenso deleito sonoro. Hot Chip em formato agressivo.

O SINGLE...
Começando com uma frase toda recortada, "Ready for the Floor" dá a falsa impressão de, olha o trocadilho de novo, ser feita para a pista, até você perceber que esse é o momento mais radiofônico do Hot Chip desde as repetições ad infinitum de "Over and Over". Mas aí já é tarde demais e a leveza do vocal já te pegou e você começa a torcer pela volta do refrão e para o "number one guy".

...E A SOUL MUSIC
Invocando suas inexistentes raízes negras, o Hot Chip abusa do poder da soul music em "We're Looking For A Lot Of Love". De essência minimalista, com letra de despedaçar corações solitários (You are everything that I never could keep/Você é tudo aquilo que eu não consegui manter) e sem nenhum momento de vocal virtuoso exemplifica a bonita esquisitice da banda.
"Hold On" está perdida na segunda parte do álbum, essa disco batucada possui a letra mais doce de todas. "I'm only going to heaven if tastes like caramel" (eu só vou para o céu se ele tiver gosto de caramelo) até que alguma maldade rodeia o vocalista e ele só vai para o céu se ele se parecer com o inferno (I'm only going to heaven if feels like hell).
Tão frágeis e delicadas quanto cálices de cristal são as duas faixas que encerram o Made in the Dark: "Whistle For Will" e "In The Privacy Of Our Love" são acompanhadas de um piano sóbrio e palmas abafadas, cinco minutos finais que te fazem perceber como esse não era o CD que todos esperavam do Hot Chip.

Se as músicas animadas deram uma enxugada na quantidade, elas ficaram muito mais robustas e alcançaram algo muito mais atemporal. E o resultado desse novo Hot Chip, influenciado tanto pelo R'n'B americano quando pela percurssão negra, são ótimas baladas estruturalmente novas para a banda. "Don't Dance" é pouco exagerado em seu nome, eles ainda conseguem te fazer dançar, só que agora descobriram o coração e não estão com medo de mostrá-lo.

Excelente albúm. Vale a pena conferir. E ae terceira faixa - Ready for the Floor - é sensacional!

Não disponibilizaremos um link externo para baixar o arquivo devido a uma reivindicação do DMCA (Digital Millennium Copyright Act) ao Blospot. No entanto, uma pesquisa em sites de busca poderá te indicar outros sites para você conhecer o Hot Chip.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo post!!! (está optimo)
estava louca a procura desse CD
estou mtuu grata
=D