domingo, 19 de dezembro de 2010

Pearl Jam - Ten (1991)


Álbum de estréia do quinteto de Seatlle Pearl Jam, este disco já nasceu Classic Album e dá a impressão de que seus integrantes sabiam exatamente o que estavam fazendo, tamanha é a segurança, pressão sonora e principalmente as primorosas composições que se espalham por todo o álbum.

Eddie Vedder é responsável por todas as letras do disco e também por algumas partes das composições dividindo a maioria do trabalho com o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament.

O clima denso de Once abre o álbum explodindo num rockão daqueles de levantar defunto. American Rock Style é onde mora toda a fonte de inspiração do Pearl Jam. Neil Young Rules! Na sequência vem duas bombas que levantam multidões sempre que tocadas, as clássicas Even Flow e Alive. Jeremy ficou eternizada pelo clip da criança perturbada na sala de aula.

Ao contrário do que muita gente pensa “Ten” do Pearl Jam foi lançado um pouco antes de Nevermind do Nirvana, mas demorou bastante para tomar fôlego e atingir as vendagens astronômicas que atingiu.

Apesar deste disco ter sido desgastado devido a grande vinculação que teve com a mídia, não deixou de ser um dos melhores trabalhos do Pearl Jam. Os singles "Alive", "Even Flow" e "Jeremy" se tornaram ícones pro rock alternativo da década de noventa. Merecidamente, este álbum é considerado como o mais importante do movimento grunge.
Sugestão de nosso leitor Valim.

Nenhum comentário: