quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Metallica - The Black Album (1991)


Um álbum que marcou a história do Rock.

Lançado em 1990, o álbum auto-intitulado Metallica (que ficou conhecido mundo afora como “Black Album”) marca a junção do Metallica com o produtor Rob Rock, que deu uma virada no som da banda, transformando o thrash metal praticado nos 4 primeiros álbuns em um rock pesado e vigoroso. Isto fez com que a banda fizesse sucesso também com o público que não era adepto ao heavy metal.

Enter Sandman, faixa que abre o disco, já mostra uma mudança radical. Um riff com groove e um refrão marcante tornaram esta canção um dos maiores hinos do rock, tocada exaustivamente nas rádios e TVs, cantada pelas multidões mundo afora.

Outra faixa marcante é neste álbum é Nothing Else Matters. Assim como o restante do álbum, a música foi duramente criticada pelos antigos fãs da banda. Eles diziam que ela havia se vendido, fazendo música comercial apenas visando o sucesso e o dinheiro, esquecendo as suas raízes.

Outra característica marcante do álbum é a mudança nos vocais. O produtor Rob Rock obrigou o vocalista da banda a freqüentar aulas de canto. A diferença pode ser notado pelo público na melódica The Unforgiven ou nas agressivas Sad But True, Wherever I May Roam e Of Wolf and Man.

A produção do disco também foi muito elogiada. Guitarras pesadas, baixo grave e marcante e uma batera cadenciada fazem com que este álbum seja frequentemente citado como um dos álbuns mais bem produzidos.

Nenhum comentário: