domingo, 18 de janeiro de 2009

Pink Floyd - (The) Dark Side of The Moon (1973)


(The) Dark Side of the Moon ("The" inicial é incluído em algumas versões do título) é um álbum conceitual de 1973 do Pink Floyd, que fala sobre as pressões da vida, como tempo, dinheiro, guerra, loucura e morte.
É considerado por muitos fãs dos Pink Floyd como sendo a obra prima da banda, ultrapassando mesmo The Wall. O álbum foi um marco do rock progressivo com músicas que "passavam" bem nas rádios, tais como "Money", "Time", e "Us and them". O álbum é uma ponte entre o blues, rock clássico e a nova (na época) música electrónica. No entanto são os tons mais suaves e as nuances líricas e musicais que fazem com que este álbum seja uma obra à parte.
The Dark Side of The Moon é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos no mundo inteiro. Atingiu o primeiro lugar no Billboard 200 e também no Billboard Pop Catalog Chart, tendo o híbrido SACD (Super Audio Compact Disc) editado em 2003 atingido o mesmo feito.
Curiosidade - quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme de 1939, O Mágico de Oz, ocorrem algumas correspondências entre o filme e o álbum. Por exemplo o som da caixa registadora no princípio de “Money” aparece exatamente quando Dorothy pisa pela primeira vez a estrada dos tijolos amarelos, que é também o momento em que o filme passa de preto e branco para cores; no momento em que a bruxa má aparece é tocada a palavra black; o bater de coração no fim do álbum ocorre quando Dorothy tenta ouvir o coração do homem de lata; o momento que Dorothy encontra Oz, entra a música Us and Them, soando Us como Oz bem quando aparece a 1a imagem de Oz; quando Dorothy está na fazenda e ela olha para o alto, no audio surge barulho de avião, e muito mais. A banda insiste que isso são puras coincidências.
Quer as correspondências sejam verdadeiras ou imaginadas, alguns fãs do álbum gostam de ver "Dark side of the rainbow", como é chamada muitas vezes esta combinação. A sincronização é conseguida fazendo pausa (de preferência a versão em CD) no início do disco e soltando a pausa quando o leão da MGM rugir pela terceira vez.
.
Aos nossos leitores músicos (ou futuros músicos), saibam que já postamos anteriormente o Song Book deste álbum.
Agora você não terá mais desculpas para não saber tocar essas músicas!!!

Nenhum comentário: