quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Café Espresso com "S".

Espresso com s – Quando o que se busca é sabor, o espresso é o elixir para os amantes, por potencializar as características de aroma e sabor do café.
O nome espresso tem origem no latim espressus, particípio passado de esprimere, que quer dizer extraído sob pressão, com força. Daí a origem da grafia com s e não com x, como comumente é usado no sentido de “café rápido“. Tanto que "bar", que é uma unidade de medida de pressão, dá origem ao barista, que é a denominação dada a pessoa que opera a máquina de café espresso.
Mas nem todo café tem vocação para o espresso. Duas “raças“ de café são as mais utilizadas no mundo: a arábica e a robusta.
A robusta é a base do café solúvel e é inferior em aroma e sabores. Já a arábica, base do espresso, necessita de um cultivo mais cuidadoso, é mais sensível e apresenta sabor e aroma muito mais requintados.
.
Tirando um bom espresso:
- 7,5 g (com + ou - 0,5g) de café por xícara. Na Itália, utiliza-se de 6 a 7g
- A pressão da bomba deve estar a 9 bar. Nessa pressão, extrai-se o melhor do café, suas substâncias e óleos aromáticos
- 45 ml (com 5 ml a mais ou a menos) de água mineral ou filtrada
- 90ºC (com 2ºC a mais ou a menos) de temperatura de saída da água
- 22 a 28 segundos de extração (desde o acionamento da água) para 45 ml. Para 50 ml, de 25 a 28 segundos .
.
Características visuais:
Para saber se um espresso está bem tirado, basta olhar para a xícara: o creme produzido na xícara deve ser espesso e consistente, ter uma coloração avelã, caramelo, e ser levemente “tigrado”, rajado

Nenhum comentário: