quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Momento Manguaça Cultural - Vodka - perguntas e respostas!

1. Do que é feita a vodka?
Inicialmente a vodka era produzida a partir da destilação do álcool obtido na fermentação de cereais, principalmente o centeio. Além do centeio, também o trigo e a aveia podem ser utilizados. Atualmente, pode-se produzir a vodka a partir de qualquer alimento orgânico. Os mais comumente utilizados são a batata e a beterraba.
2. Qual a origem da vodka?
Há uma grande discussão sobre a origem da vodka ser russa ou polonesa. Sua produção data do século XIV. Atualmente a vodka é produzida em vários países ao redor do mundo como Rússia, Polônia, França, Estados Unidos e Brasil.
3. É verdade que a vodka é uma das bebidas destiladas mais puras?
Sim, os produtores de vodka alcançaram altos graus de pureza através da destilação e da filtragem do álcool em carvão, que eliminam a maior parte das impurezas.
4. Como a vodka deve ser conservada?
A vodka pode ser conservada no freezer. A bebida não congela devido ao elevado teor alcoólico, uma vez que o álcool congela a temperaturas inferiores à da água.
5. Só se deve beber vodka pura?
Muitos afirmam que só se bebe vodka quando ela é tomada pura, de outra forma estaremos bebendo um coquetel com vodka. No entanto, não há regras sobre como beber vodka.
6. Existem diferentes tipos de vodka?
Não há uma classificação sobre os tipos de vodka. Em geral se faz uma distinção entre as vodkas puras e as com sabor, também conhecidas como aromatizadas. Nesta linha, existem vodkas com sabor de frutas (laranja, figo, pêssego, limão) e pimenta. As vodkas aromatizadas são também originárias da Rússia e da Polônia e são produzidas desde o início.
7. O que comer junto com a vodka?
A vodka é a bebida ideal para acompanhar os aperitivos. Os mais conhecidos são os aperitivos à base de peixes, particularmente o caviar. Também acompanham os aperitivos preparados com carnes e legumes.
8. É verdade que a vodka não deixa ressaca?
Devido ao alto grau de pureza da vodka, os ingredientes responsáveis pelo mal estar após a ingestão de álcool estão ausentes. Entretanto, se a quantidade de vodka ingerida for grande, pode ocasionar a chamada ressaca.

Nenhum comentário: