sábado, 17 de outubro de 2009

Top 8 – Os casos de doping mais inusitados do esporte

O zagueiro italiano Fabio Cannavaro, capitão da Juventus e da seleção italiana, foi flagrado em exame antidoping por ter sido encontrada em sua urina uma substância proibida que faz parte da composição de um remédio utilizado no local em que foi ferido por uma picada de inseto. Confira quais os casos mais inusitados de esportistas que foram flagrados em exame antidoping:

1. Fabio Cannavaro
O capitão da seleção italiana de futebol na conquista da Copa do Mundo de 2006 teve exame antidoping com resultado positivo divulgado nesta quinta-feira após terem sido encontrados traços de cortisona em sua urina. De acordo com o jogador, a substância fazia parte da composição de um antialérgico que ele utilizou após sofrer uma picada de abelha.


2. Richard Gasquet
O tenista francês Richard Gasquet foi suspenso por dois meses em julho deste ano após um exame antidoping encontrar traços de cocaína em sua urina. O tenista alegou que não consumiu a droga, que teria entrado em seu organismo devido a um beijo que deu em uma garota durante uma festa em Miami, nos Estados Unidos, e acabou absolvido pela Federação Internacional de Tênis.


3. Maurren Maggi
A atleta do salto em distância foi suspensa e ficou fora dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 após ter sido constatada a presença da substância clostebol em exame antidoping. Maurren Maggi alegou que utilizou na pomada cicatrizante Novaderm, aplicada após uma sessão de depilação definitiva, mas não foi absolvida e teve de cumprir a punição.


4. Zetti
Na época em que jogava pelo São Paulo, o goleiro Zetti teve exame antidoping com resultado positivo para cocaína quando estava com a seleção brasileira durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. Ele alegou que a substância proibida foi encontrada porque havia bebido chá de coca na Bolívia e ficou livre de suspensão ao convencer as autoridades.


5. Marcelo Melo
Às vésperas de integrar a equipe brasileira da Copa Davis para enfrentar a Áustria, em 2007, o tenista brasileiro Marcelo Melo foi flagrado em exame antidoping que deu positivo para o uso da substância isometepteno. O jogador alegou ter tomado um remédio para dor de cabeça que continha a substância e teve suspensão reduzida pela Federação Internacional de Tênis.


6. Rubens
O lateral-esquerdo foi flagrado em exame antidoping em 2001, quando jogava pelo Palmeiras. O jogador testou positivo para a substância proibida clostebol, presente na pomada Trofordemin, que a esposa de Rubens havia usado antes de uma relação sexual, segundo a defesa apresentada por seu advogado. O mesmo ocorreu com o volante Roberto Brum, quando atuava pelo Fluminense.


7. Jaqueline
A ponteiro da seleção brasileira testou positivo para a substância sibutramina em exame antidoping realizado quando jogava no Campeonato Italiano de vôlei e não pode disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. A jogadora alegou que havia consumido um chá verde para combater celulite que continha a substância proibida, mas não conseguiu a absolvição.


8. Romário
O atacante foi flagrado em exame antidoping realizado durante o Campeonato Brasileiro de 2007 com resultado positivo para o uso de finasterida, substância proibida encontrada em um tônico capilar, que o jogador utilizou para combater a calvície. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu Romário. Outro atleta flagrado pelo uso do tônico foi Marcão, defensor do Palmeiras.

Nenhum comentário: