terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera começa com previsão de estação chuvosa e quente

A primavera começa às 18h18 desta terça-feira e deve ser marcada pelas chuvas acima da média e por temperaturas altas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A estação representa um período de transição entre os meses mais secos do ano (inverno) e os mais quentes e úmidos (verão).
A partir deste mês de setembro, os dias passam a ter mais horas de sol devido à maior incidência de energia solar em relação aos meses anteriores. Por causa disso, as temperaturas deverão aumentar de forma significativa nos próximos três meses.
Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas ficarão acima da média para a época no Sudeste e no Centro-Oeste. No restante do país, os termômetros devem marcar temperaturas próximas da média, ficando em torno dos 25ºC na região Sul e próxima dos 32ºC no Norte e Nordeste.
De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet, não são esperadas grande oscilações de temperaturas. 'As temperaturas devem ficar amenas durante a primavera, diferente das oscilações registradas durante o inverno, devido a chegada de frentes frias', afirmou ela.
Já as chuvas devem permanecer acima da média, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de parte do Sul do país, assim como foi registrado durante o inverno. No Norte as precipitações pluviométricas ficam abaixo da média devido a ação do fenômeno El Nino --que é o aquecimento das águas do oceano Pacífico.
No restante do país, as ocorrência de chuvas devem ficar próximas da média para a época. A primavera termina no dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

Nenhum comentário: